Foi disponibilizado no site da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, na página com as orientações e documentos de Meios de Subsistência, o Modelo do Termo de Responsabilidade – para responsáveis financeiros residentes em Portugal.

Se você está organizando os documentos para pedido de visto para procura de trabalho, você deve usar este modelo. O modelo do Termo de Responsabilidade deve ser preenchido e com assinatura reconhecida em Portugal, por um cidadão português ou alguém com residência em Portugal, conforme orientações da lista de documentos para este tipo de visto.

Conforme orientações, o Modelo de Termo de Responsabilidade do SEF não é aceite, o documento deve ser apresentado no modelo aprovado, devidamente preenchido, datado e assinado, com a assinatura reconhecida.

Segue os links do modelo de Termo de Responsabilidade aprovado:
O que você deve fazer é enviar este Modelo para o seu Representante Financeiro em Portugal, para preenchimento, assinatura e reconhecimento de assinatura em Portugal; o seu representante deve, ainda, enviar uma cópia de seu documento pessoal, conforme as orientações no checklist de documetos para pedidos de visto para procura de trabalho em Portugal.

Você pode, também, o vídeo que gravamos anteriormente, com explicações sobre os documentos que constam no checklist de documentos para pedido de visto de procura de trabalho em Portugal – [clique aqui e assista].