O Governo de Cabo Verde tem protocolos com várias Instituições de Ensino em Portugal. Você pode participar de concursos através da DGES – Direção Geral do Ensino Superior ou através de concursos de bolsas e vagas nas Câmaras Municipais. Ou ainda, fazer candidatura espontânea diretamente nas Escolas de seu interesse em Portugal.


Para pesquisar as instituições de ensino e cursos em Portugal, acesse no site da DGES; em Cabo Verde pode pesquisar os concursos de bolsas e vagas no site da DGESC ou ficar atento às publicações de vagas e bolsas da Câmara Municipal de seu Município.

Para conseguir um visto de estudo para Portugal, antes de iniciar o processo de solicitação do visto, você precisa matricular-se em uma Instituição de Ensino em Portugal.

Após término do processo de seleção e realizar a matrícula, a Instituição de Ensino envia o nome do aluno para a Direção Geral do Ensino Superior de Portugal, que envia para a Embaixada de Portugal em Cabo Verde a lista dos alunos matriculados nas diversas instituições de ensino e a Embaixada publica essa lista, com as orientações de como proceder para fazer o agendamento de vistos.

Em 2022, a Embaixada de Portugal facilitou o processo de agendamento de vistos – ao invês de fazer o agendamento on-line, o aluno precisava enviar um e-mail para a embaixada, a embaixada fazia o agendamento do aluno e retornava uma mensagem por e-mail com a data e hora em que o aluno deveria entregar a documentação.

No mês de dezembro de 2022, em um Comunicado, a Embaixada informou que, a partir de 1 de janeiro de 2023, o processo de solicitação de vistos para estudantes ao abrigo da Portaria nº 111/2019 de 12 de abril e Regimes Especiais, o agendamentos de pedidos de visto de estudo passariam a ser processados através dos canais normais de agendamento, designadamente o portal da VFS – Visa Facilitation Services e em função das vagas disponíveis para o efeito.

Como solicitar o Visto de Estudo para Portugal

Após a confirmação de que seu nome saiu na lista de colocados, publicado pela Embaixada, você já pode dar início ao processo de solicitação do visto.

Resumidamente, você precisa:
  • Consultar a documentação necessária e os procedimentos corretos – junto com a lista, a embaixada coloca todas as orientações sobre a documentação necessário e o agendamento.
  • Fazer o agendamento on-line da entrega do pedido – conforme explixado acima, é feito no site da VFS Global em Cabo Verde. Siga este tutorial para fazer seu agendamento.
  • Entregar a documentação devidamente organizada no local para onde fez o agendamento (VFS Global, na Praia) na data e hora do agendamento e fazer o pagamento do pedido.
  • Permanececer atento ao endereço de e-mail e telefone que indicou no processo, para onde serão comunicados todas as decisões e notificações no mesmo.

Documentos Necessários para Visto de Estudo para Portugal

Os vistos para efeitos de Estudo e Formação diferem quanto à duração do programa de estudos, o seu tipo e o ciclo de estudos a frequentar.

Aqui não vamos poder listar os documentos de todas essas modalidades, vamos apenas informar o link da página no site da VFS Global em Cabo Verde, onde você precisa selecionar o tipo de visto “VISTO DE ESTUDANTE” e será exibido a lista dos documentos necessários, bem como as informações sobre a taxa, formulários, etc., lembrando que se você conseguiu a vaga ou bolsa através de alguma Instituição em Cabo Verde que tem protocolos com a Instituição de Ensino em Portugal onde você fez a sua matrícula, podem ser exigidos outros documentos.

Clique aqui e acesse a página de “TIPO DE VISTO” no site da VFS e confira as informações sobre o Visto de Estudante.

Caso a finalidade de deslocação seja a participação numa conferência/seminário ou curso de curta duração (menos de 90 dias), ou frequentar um programa de estudos de ensino à distância com deslocações ocasionais em Portugal, deverá pedir visto(s) Schengen junto do CENTRO COMUM DE VISTOS.

Não estamos inteirados sobre o processo para solicitação de visto de Estudante para quem fez concursos através da DGESC. No entanto, após a confirmação da vaga/bolsa a DGESC orienta sobre como proceder para solicitar o visto.

Com informações de: VFS, Embaixada de Portugal