Essas crianças, idade entre os 14 e 17 anos, já com stress, depressão, grávida e sofrendo de amor... frutos da geração mais "elétrica" que já viveu neste planeta. Oh criaturas com gás!!!
Não leem um livro, não sabem escrever uma frase correta, não entendem nada sobre a vida, mas em se falando de "expedientes" nunca existiram criaturas tão cultas.
Andam pelas ruas com pose de mulher grande e poderosa, exibindo roupas e coxas; conhecem todos os truques tecnológicos de segurança dos App - guardam segredos nos Smartphones, a sete chaves, dos pais, e professores; vivem sob a pressão da mídia, que as rotulam a mente para o perfeccionismo, a luxúria e a imoralidade.
E, sem perceber, caem no engano da imagem irrealista de suas próprias realidades; frustradas e sem rumo, se entregam ao prazer, vícios e caprichos dos "riquinhos", dispostas a fazer qualquer coisa por $ ou fama, e, à noite, no canto escuro do quarto, choram o vazio existencial.
Lá, onde os gritos não ecoam, onde a luz não brilha, onde ninguém lhes vê, sofrem em silêncio suas vidas amarguradas e vazias.
E por que insistem em viver assim!? Sempre com pressa, desconfiadas, preocupadas com a pele e os cachos, e atarefadas demais... ?
Por quê? Tantos sorrisos sem graça, tanto dinheiro sem posses, tanta beleza sem brilho; na face a tristeza, no peito a dor, na alma um vazio. Onde falhamos?
Você pai, professor, educador, acorde e salve essa geração! Você adolescente, não acelere seu crescimento, espere seu tempo, não se iluda com o colorido do mundo porque se ofusca, firme seus pés no saber, aprenda sobre a vida, o bem, a paz, a amizade, a empatia, o amor, escute os conselhos, viva a sua adolescência feliz.
Haverá um tempo para cada coisa, e o seu vai chegar. Você vai crescer, Espere! Não acelere seu coração, dê seu passo um de cada vez; um dia vai ser jovem e viver sua juventude; vai ser adulto e viver como gente grande; não pule esse ciclo, não corra fatigada, vá a pé, a passos lentos e aprecie o caminho, pare, toque as rosas e sinta seu cheiro, sem pressa... sinta a brisa, o ar, pule de alegria, brinque de criança, curta ser adolescente e vá devagar.
Você não precisa assumir a responsabilidade, hoje, de coisas que você não pode dar conta, é pesado demais... um dia você chega lá.
E não seja mais uma lembrança triste na corrida dessa vida fugaz.
#Isaías Cardoso
0Comentários