Em 2023, os requerentes de visto Schengen enfrentaram vários desafios, com marcações e durações de visto limitadas, bem como atrasos no processamento e obstáculos de documentação no centro das atenções.

Enquanto os viajantes de países terceiros aguardavam ansiosamente os seus vistos, muitos deles viram-se apanhados numa teia de complexidades burocráticas.

Reclamando das regras atuais e do sistema geral de pedido de visto Schengen, vários requerentes disseram nas redes sociais que as regras precisam ser facilitadas, relata SchengenVisaInfo.com .

Também apelaram às autoridades competentes para que tomassem medidas e partilharam os problemas mais comuns que enfrentaram ao solicitar um visto.

1. O número limitado de marcações para o visto Schengen continua sendo o principal obstáculo

Um grande número de requerentes de visto Schengen queixou-se do número limitado de marcações.

Segundo os candidatos, as vagas são rapidamente esgotadas, deixando-os em um jogo de espera que prolonga o processo geral de inscrição.

A questão dos horários limitados tornou-se particularmente grave em regiões com elevada procura, levando muitos a alterar ou cancelar os seus planos de viagem.

Reclamando das nomeações, um usuário anônimo do Facebook disse que as vagas estão sendo vendidas no mercado negro. Os mesmos disseram que não conseguiram marcar consulta antes de fevereiro de 2024.

Os pedidos de Schengen são ridículos, e porquê usar um agente como o VFS, onde as pessoas compram marcações falsas e vendem por quantias ridículas? Estou tentando marcar consultas e a maioria está disponível a partir de fevereiro do próximo ano. - Usuário anônimo do Facebook

Outro requerente expressou a sua frustração, dizendo que tem de passar por um longo procedimento só para poder entrar na UE para fins de viagem.

O requerente disse que os agendamentos são muito limitados e lembrou que já é tarde para solicitar visto agora para quem deseja visitar o bloco em dezembro.

Às vezes é realmente frustrante para pessoas genuínas que querem apenas viajar pela Europa passar por um processo muito complicado e completo, e às vezes não há agendamento disponível. Caso você tenha uma visita urgente, por exemplo, se quiser visitar a Europa em dezembro a maior disponibilidade para agendamento é no próximo ano. - Usuário anônimo do Facebook

Reconhecendo as dificuldades colocadas pelas nomeações limitadas, alguns serviços consulares já tomaram medidas para resolver a questão.

Um deles é a Embaixada da Suíça em Nova Deli, que anteriormente disse ao SchengenVisaInfo.com que tinha aumentado o número de nomeações e pessoal e tinha processado mais pedidos de visto até ao final de Setembro do que em 2019.

2. Durações limitadas de vistos e número de documentos exigidos aumentam a luta

Vários requerentes de visto Schengen relataram casos em que a duração do visto aprovado não correspondia à duração total da sua estadia planeada no Espaço Schengen .

Isto deixou muitos candidatos com o dilema de ajustar os seus planos de viagem ou cancelá-los.

Um requerente de visto Schengen que se queixou das regras actuais disse que o período limitado para o qual um visto é concedido é muito inflexível, sublinhando que os planos podem mudar muito rapidamente.

Como alguém que solicitou muitos vistos, devo dizer que solicitar um visto Schengen é provavelmente uma coisa ridícula. O período limitado de subvenção, muitas vezes semelhante ao itinerário da viagem, é extremamente inflexível no mundo dinâmico de hoje, onde os planos mudam frequentemente. - Tom Do

De acordo com o atual Código de Vistos Schengen, os titulares de um visto Schengen de curta duração não podem permanecer no Espaço Schengen por mais de 90 dias num período de 180 dias . Quem pretende ficar mais tempo precisa solicitar visto nacional, que não é emitido para fins de viagem.

Outros solicitantes também reclamaram, dizendo que estão investindo tempo e dinheiro apenas para conseguir um visto de curta validade que não lhes permite viajar no bloco por um longo período de tempo.

3. Desafios relacionados com os documentos exigidos também foram encontrados pelos requerentes de visto Schengen.

Uma solicitante chamada Jaze Lyne disse que comprou uma impressora para usar nos documentos exigidos ao solicitar um visto Schengen. Ela ressaltou ainda que a quantidade de documentos exigidos é muito grande.

Comprei uma impressora antes da data de inscrição na tentativa de ser mais prático, já que viajamos todos os anos para a Suíça para visitar meus sogros. Acho que sempre enviamos cerca de cem peças de páginas de documentos por candidato: meu marido, minha filha e eu. - Jaze Lyne

Reunir a documentação necessária revelou-se uma tarefa complexa, com alguns candidatos a descobrirem discrepâncias apenas após as submissões.

As armadilhas comuns, em geral, incluem falta de assinaturas, documentação financeira incompleta e seguro de viagem desatualizado, entre outros.

4. Os candidatos também reclamam de atrasos no processamento

Outra preocupação manifestada pelos candidatos este ano é o aumento do tempo de processamento. Os candidatos afirmaram que atrasos que variam de algumas semanas a vários meses se tornaram uma dor de cabeça comum para eles.

Um requerente que optou por não revelar a sua identidade disse que há um mês aguarda uma decisão sobre o seu pedido.

Outros também afirmaram que há falta de transparência, sublinhando que nos casos em que recebem uma decisão negativa, recebem apenas uma breve explicação, o que, segundo eles, é insuficiente.

Por outro lado, as autoridades citaram o aumento no volume de pedidos como um dos principais factores que contribuem para os longos períodos de espera.

Várias embaixadas afirmaram que tomaram medidas para lidar com o elevado número de pedidos e processá-los o mais rapidamente possível.

A Suíça disse ao SchengenVisaInfo.com que disponibilizou os recursos necessários para atender à demanda. Os mesmos destacaram que atualizam seu sistema regularmente.

Fonte: SV