1 - A palavra "namib" vem da língua khoekhoegowab, uma das línguas khoisan, e significa «lugar vasto e desolado» (adaptada posteriormente ao português, "namibe").

2 - Localiza-se ao sul de Angola, e em sua costa marítima junto ao Oceano Atlântico cobre toda a costa oceânica da Namíbia.

3 - É o deserto mais antigo do mundo. Estima-se que tenha 55 milhões de anos.

4 - A temperatura durante o período diurno pode chegar aos 60ºc, e durante a noite aos -10ºc a -15ºc.

5 - Sua área ultrapassa 30 mil km² e integralmente faz parte do Parque Nacional Namib–Naukluft, na Namíbia, e se constitui na maior reserva de caça em África.

6 - É o lugar onde encontra-se a maior duna de areia do mundo (Duna 7), com cerca de 383 metros.

7 - Encontra-se a Welwitschia Mirabilis, também conhecida como "Polvo do Deserto", uma planta que pode viver mais de 200 anos (já chegou a descobrir-se exemplares com cerca de 2000 anos de idade), e que só existe em Angola e Namíbia.

8 - Dentre os animais que vivem neste deserto destacam-se víbora-do-deserto, o elefante-africano, o inseparável-de-faces-rosadas, o órix, cabras de leque, zebras e avestruzes.

9 - O centro do deserto (em Angola) é ocupado pelo Parque Nacional do Iona, com uma área de 15.150 quilómetros quadrados.

10 - O deserto é habitado pelas tribos Himba, Tjimba, Mucubais, e há ainda os Vatua, povo que se subdivide etnicamente nas tribos kwepe, kwisi e kuroca.

11 - É património mundial desde 2013 (o Comitê do Patrimônio Mundial em sua trigésima sétima sessão homologou a inscrição, declarando e incluindo o «Mar de Areia da Namíbia» na Lista do Patrimônio Mundial na Namíbia – região África).