Connect with us

Nos Terra

O Retrato da Pobreza em Cabo Verde

Reportagem premiada com a Menção Honrosa única do Prémio Nacional de Jornalismo de Cabo Verde.

Publicado

em

A situação da pobreza no mundo é catastrófica! Milhões de seres humanos vivem em condições desumanas, não possuindo nem o necessário para sobreviverem.

Nós costumamos associar essa desigualdade à ignorância de nossos governantes para com os menos favorecidos de nossa sociedade, e por outro lado culpamos os mais “ricos” por esbanjarem tanto, quando poderiam dividir um pouco com os que não possuem quase nada.

O documentário não levanta a discussão sobre quem é o culpado dessa história, é apenas um retrato da desigualdade em um país tão pequeno, mas marcado por essas realidades chocantes.

Portal de Informações sobre Cabo Verde. Aqui você conhece Cabo Verde e fica de olho em tudo o que acontece no arquipélago.

Continue Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nos Terra

Chã das Caldeiras é cenário de Documentário e Filme

As lavas não levaram tudo, nem apagaram as boas lembranças de nossa memória.

Publicado

em

Soul Tours Cabo Verde

São Filipe, (Inforpress) – O povoado de Chã das Caldeiras continua a ser muito procurado não só pelos turistas e cientistas, mas por outras pessoas, nomeadamente cineastas, e em 2018 foi pelo menos cenário para realização de um documentário e um filme.

O documentário sobre a população e a comunidade de Chã das Caldeiras pós erupção vulcânica de 2014, que destruiu os principais povoados, foi rodado no final de Junho, pelo Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura do Mindelo (M_EIA) e do Instituto César Manrique (Tenerife, Ilhas Canárias) com o objectivo de “tentar dar visibilidade ao espírito de resiliência e a capacidade de renovação das vidas das pessoas de Chã das Caldeiras”, depois da erupção vulcânica.

Em finais de Novembro, Chã recebeu a equipa de gravação de uma longa-metragem narrativa “O último desejo do Vulcão”, do cineasta cabo-verdiano, natural do Fogo, Guenny K. Pires e produzida pela TxanFilm.

Além do documentário e do filme, no domínio cultura destaque ainda a implementação do projecto desenvolvido pelo M_EIA e Faculdades de Belas Artes do Porto “desenhar Chã”, que vai ser finalizado com uma publicação, da realização da exposição fotográfica do português João Abel Aboim, que regressa a Chã para rever as pessoas que fotografou em várias ocasiões.

No sector da cultura destaque ainda para a realização das várias festas tradicionais da ilha e a comemoração dos dias dos três municípios que trouxeram à ilha um leque variado de artistas e agrupamentos musicais, além de outras actividades.

JR/CP
Inforpress/Fim

Continue Lendo

Destaques