Siga-nos

Tecnologia

Squeci Snapchat i Instagran. Jovens ten un novu Aplikativu preferidu

Un “kantu sussegadu” di Internet pa jovens…

Publicado

em

Ês aplikativu txoma TikTok i el ta permiti utilisadoris kria vidius kurtus di “lip sync”.

Si bu ta kostuma navega txeu na internet pussivelmenti dja bu assisti algun vidiu k bem di ês aplikativu, k ê novu sensason entri jovens. Kriadu pa chinesa ByteDance, Tiktok ten tidu un krescimentu dignu di un fenomenu i el ten tudu pa kontinua ta kresci na 2019.

Anúncio

Di akordu ku relatoriu di SensorTower, na dizembru di 2018 ês aplikativu tevi 75 milhons di novus utilizadoris, k foi si midjor mes di sempri, i un aumentu di 275% en relason a mesmu mes de anu anterior.

Mas, kuse k ê TikTok i qual ê se objetivu?

TikTok ê un aplikativu di vidius kurtus k podi fasilmenti ser odjadu komu un sucessor di defunta Vine, pa kes k konxi. Mas TikTok ten un forti komponenti musikal k ta permiti fazi “lip sync” (sinkronia labial – un termu tekniku pa kombina muvimenti di labius ku voz) ku alguns musikas i determinadus sons, ideal pa krison di memes i vidius divertidus.

Anúncio

Kontrariu di o k ta kontici ku redi social sima Facebook, Instagran, Twitter, Youtube, k ta kostuma sta envolvidus na txeu komentarius negativus, TikTok torna un pikenu “kantu sussegadu” di Intenet i ês ê un di kes fator k txeu pessoas sta ta associa a si sucessu.

Dja bu konxi aplikativu TikTok?

Si inda nao, baixa li, versão gratuita pa Android i iOS.

Anúncio

Ku informaon di Expresso das Ilhas

Anúncio
Continue Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

17 de Maio: Dia Mundial da Internet

A grande preocupação nos últimos anos tem sido a cibersegurança e o contexto atual pode ressignificar experiência do uso da Internet e chamada de atenção para os desafios de suprir a escassez da área de TI

Publicado

em

Foto : reprodução / momentsbyallianz

Hoje, 17 de Maio, comemora-se o Dia Mundial da Internet.

A nossa publicação já vem tarde, mas não queríamos deixar passar despercebida esta data importante na era digital.

Anúncio

Hoje poderíamos falar sobre muitas coisas relacionadas ao surgimento da Internet e o que mudou desde o seu surgimento em nosso planeta, no entanto, a grande preocupação nos últimos anos tem a ver com a cibersegurança.

Segundo o site Tech Tudo, “o Dia Mundial da Internet é comemorado no dia 17 de maio e tem com o objetivo lembrar conquistas no setor e promover a inclusão digital. Porém, o evento como é hoje só foi estabelecido no ano de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Há 150 anos, a data original era marcada pelo então Dia Internacional de Telecomunicações.”

“Em 17 de maio de 1865, vinte países se reuniram para discutir o crescimento do telégrafo, sistema que transmitia mensagens em longas distâncias de maneira rápida e confiável. O encontro buscava estabelecer acordos para expandir as redes e formar uma conexão internacional. Sendo assim, na data, foi criada a União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada da ONU.”, comenta o mesmo site.

Anúncio

“Com o passar dos anos e das revoluções tecnológicas, o Dia Mundial de Telecomunicações passou a ser acompanhado do Dia Mundial da Sociedade de Informação. A UIT começou a colaborar não só com a melhoria de infraestrutura de telecomunicações e com o crescimento da acessibilidade, mas também com um mundo conectado e informado.”, relata o site Tech Tudo.

“Porém, a maneira como transmitimos informações não parou de evoluir e, em 2006, em uma assembleia em Madri, na Espanha, a ONU estabeleceu também, na mesma data, o Dia Mundial da Internet, com o objetivo de promover a inclusão digital”, resume o mesmo site.

Telégrafo: sistema para transmitir mensagens de um ponto para outro em distância (Foto: Divulgação/ITU)

Vale lembrar algumas datas de acontecimentos importantes, relacionadas ao advento da Internet:

  • Em 1605, Francis Bacon desenvolve o Sistema Binário;
  • Em 1946 foi criado o Eniac, primeiro computador digital eletrônico;
  • Em 1962, Licklider lança o conceito de rede intergalática;
  • Em 1969 foi enviada a Primeira Mensagem Eletrônica: LOGIN. As letras L e I chegam e G não;
  • Em 1974 o termo Internet é usado pela primeira vez por Vinton Cerf;
  • Em 1978 é enviado o primeiro SPAM;
  • Em 1979 é criado o Emoticon;
  • Em 1991 é divulgado o WWW para universidades;
  • Em 1993 a Internet passa a ser comercial;
  • Em 1994 Pizza Hut recebe pedidos pela Internet;
  • Em 1998 surge o Google;
  • Em 1999 o Blogger começa a hospedar blogs
  • Em 1999 o First Internet Bank lança o Primeiro Serviço via rede;
  • Em 2000 o Bug apocalíptico que não aconteceu;
  • 2001 é a vez da Wikipedia;
  • 2005 você se vê no Youtube;
  • 2006, Facebook é de todos;
  • 2006, é lançado o Twitter e vira febre;
  • Em 2010, o Instagram foi lançado;
  • Em 2011 apareceu o Google+, para competir com a dominação do Facebook;
  • e continuamos contando essa história…

A História da Internet na Atualidade

A internet está absolutamente em todo lugar. Além dos computadores, a internet está em aparelhos celulares, dispositivos móveis, videogames, eletrodomésticos e até em relógios inteligentes.

Atualmente, são mais de 3,9 bilhões de usuários conectados à rede, mais da metade do total de pessoas do planeta. Em um único minuto, eles:

Anúncio
  • Enviam 6 bilhões de emails;
  • 41 milhões de mensagens no WhatsApp;
  • Fazem 3,8 milhões de pesquisas no Google;
  • Assistem a 4,5 milhões de vídeos no YouTube;
  • Acumulam 695 mil horas de conteúdos assistidos no Netflix

Além disso, plataformas de criação de conteúdo, como WordPress, têm ferramentas tão completas que possibilitam o desenvolvimento de projetos inteiros na rede. Eles podem ser um blog pessoal, um site profissional, um currículo online ou uma loja virtual.  

Cibersegurança

A PSP alertou hoje para o aumento dos crimes com recurso às novas tecnologias. Segundo a força policial, houve um acréscimo registado sobretudo durante os períodos do estado de emergência devido à COVID-19 em que houve um confinamento da população.

De acordo com um comunicado…

A PSP tem vindo a assinalar o forte incremento da criminalidade praticada com recurso às novas tecnologias, principalmente verificado durante a janela temporal de confinamento obrigatório vivenciado pela sociedade portuguesa entre de 22 de março e 02 de maio de 2020

A PSP revela ainda que, durante este período de confinamento, a criminalidade geral diminuiu  47% face ao período homólogo de 2019, mas a cibercriminalidade disparou. Segundo dados, as burlas na Internet tinham registado um crescimento de 33%, correspondendo a um acréscimo de 210 casos, em relação ao mesmo período de 2019.

Anúncio

A polícia sublinha que este tipo de criminalidade é muitas vezes dirigida ou atinge os menores de idade que, principalmente devido à atual situação, se encontram em contacto cada vez mais permanente e duradouro com dispositivos eletrónicos.

No Dia Mundial da Internet, a PSP relembra os pais que a supervisão presencial e o uso de ferramentas de controlo parental são essenciais para reduzir o risco de vitimização das crianças e jovens na navegação ‘online’, salientando que a generalidade dos dispositivos eletrónicos (televisores, consolas, computadores, ‘tablets’, etc) já dispõem ou permitem a instalação de aplicações de controlo parental.

A PSP acrescenta que “este tipo de controlo, principalmente no contexto de possibilidade permanente de acesso de crianças e adolescentes à Internet, poderá fazer a diferença e reduzir a possibilidade de vitimização”.

Anúncio

Com informações de Nações UnidasITU 150, PPlware, TechTudo

Anúncio
Continue Lendo

Tecnologia

Aplicativo ‘Gilera Cheio’. Faça suas compras sem sair de casa, na Praia

Faça as suas compras no Mercado do Plateau através do aplicativo Gilera Cheio e evite sair de casa, nesta quarentena.

Publicado

em

O coronarivus (COVID-19) abalou o mundo e está mudando a nossa forma, até então, de viver. Sem a “liberdade” de sair às ruas, o apelo do governo é “Fique Em Casa” e se proteja da contaminação e propagação do vírus. Dessa forma, precisamos reinventar nossos hábitos, nossas rotinas e organizar o nosso tempo.

Não foi restringido a liberdade de sair na rua para alguma necessidade urgente; uma delas, comprar comida. No entanto, você já pode fazer isso a partir de casa, através do Aplicativo Gilera Cheio, criado pelo especialista no Desenvolvimento de Produtos Multimédia, Moisés Freire Rocha.

Anúncio

Gilera Cheio Eco Delivery é uma App multi-serviços de entregas ao domicílio que permite os usuários fazerem pedidos tais como:

  • Supermercados.
  • Mercados Municipais.
  • Praça da Alimentação.
  • Acomodações.
  • Transporte Executivo.
  • Pedidos Personalizados.

De informar que, no primeiro momento, o aplicativo só irá funcionar no concelho da Praia e é cobrado o valor de 200$00 para entrega dos pedidos.

A entrega vai ser feita por nove colaboradores afectos à plataforma, com recurso a veículos eléctricos (carro ou bicicletas) visto que o projecto tem por missão ser totalmente ecológico.

“O essencial, para começarmos agora, já está na plataforma”, disse o jovem, indicando que os pedidos feitos até ao meio-dia serão entregues até ao final do dia, enquanto os que forem feitos depois das 12 horas só serão entregues na manhã do dia seguinte.

Anúncio

Criamos um mini tutorial para te ajudar na utilização do App:

Após instalar o App, você precisa criar uma conta, atraves de um formulário, informando seu Nome Completo, E-mail, Telefone e uma Senha, ou pode concectar-se usando seu Facebook (recomendo criar sua conta com seu e-mail).

Após feito o cadastro, é direcionado à página inicial do App, onde você pode escolher o que deseja comprar. As Categorias são as mencionadas acima.

Dentro de cada Categoria, os produtos são listados com seus preços, você só precisa clicar encima do produto, quando abrir no modo de detalhes do produto, selecione a quantidade (em kilos) e faça clique em Add to Cart (adicionar à carrinho/cesta – se deseja comprar mais) ou Buy Now (comprar – se deseja comprar apenas um produto); se deseja comprar mais de um produto, adicione quantos desejar ao carrinho e ao terminar, acesse o ícone do carrinho no canto superior direito da tela. Feito isso, será listado todos os produtos adicionados ao Carrinho e o total a pagar.

Anúncio

O próximo passo é adicionar um endereço de entrega. O formulário exige Seu Nome, Telefone (no formato +238 000 00 00), número da casa (em CV as casas não são numerados, com exceção de algumas no Platô – em outros bairros desconheço), Nome da Rua, Ponto de refência da casa, País, Estado (só exibe Santiago), Cidade e ZIP (da Praia é 7600).

Após configurar o endereço de entrega, aperte PAY para fazer o pagamento.

Obs.: até o momento de testes, não conseguimos realizar o pagamento, o App retorna um erro e não finaliza o processo.

Anúncio

Contras – alguns erros detectados no teste (2 de abril)

  • lentidão
  • não está traduzido 100% para o português
  • erro na finalização da compra

Baixe o App Gilera Cheio para Android e iOS e faça a sua compra a partir de casa.

Com informações do Expresso das Ilhas

Anúncio
Continue Lendo

COVID-19

Governo de Cabo Verde apresenta o site oficial do COVID-19

Mantenha atualizado, em fonte credível, sobre a situação da COVID-19 em Cabo Verde

Publicado

em

O Governo de Cabo Verde em parceria com a Organização Mundial de Saúde, as Nações Unidas e do Instituto Nacional de Saúde Pública, apresentou na tarde de ontem, 26 de março, publicamente o site oficial do Coronavírus, (https://covid19.cv/), que visa dar informação permanente e atualizada à população.

A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, em representação do governo.

Anúncio

Na sua intervenção, sublinhou o Secretário do Estado que o site pretende ser mais um passo na constante melhoria da comunicação com a população sobre a evolução da epidemia em Cabo Verde.

“O site será o ponto em Cabo Verde de referência da informação sobre a COVID – 19 e vai dispor de todo o tipo de informação e depois em breve, através da página Cabo Verde Digital, vamos ter um conjunto de funcionalidades e aplicações que os jovens põem ao serviço das pessoas” acrescentou.

Por outro lado, explicou que com este site pretende-se também descongestionar os serviços telefónicos. “Sabemos que há muitas dúvidas e as pessoas estão com receio, mas o que queremos é que as pessoas tenham respostas às suas dúvidas no tempo certo, através de um click na sua casa”.

Anúncio

De realçar que a apresentação ficou a cargo da Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima.

Consulte o site através do link seguinte e divulgue: https://covid19.cv/

MSSS

Anúncio

Continue Lendo

Trending