Connect with us

Sociedade

Pergunta de Lenira Moreno para a Ministra da Educação

Preocupação de uma jovem ante a situação de estudantes que já terminaram o liceu e tem dificuldades em conseguir uma bolsa de estudos.

Publicado

em

É preocupante a situação de centenas de estudantes que terminam o ensino secundário no país e não conseguem uma bolsa de estudos para a universidade. As irregularidades nos critérios de aprovação dos candidatos à bolsa motivou essas perguntas direcionadas à Ministra da Educação, Maritza Rosabal.

Lenira Moreno pergunta:

Eu gostaria que a Senhora Ministra da Educação e o nosso Primeiro Ministro esclarecessem aos jovens estudantes caboverdianos uma pergunta: a quem são destinadas as bolsas de estudos do pais???

Porque não estamos a entender o critério que fazem, em que no regulamento dizem que as bolsas são destinadas aos estudantes com menos recursos financeiros, e a um jovem cuja família com rendimento mensal de 4.900$ (pensão social) não lhe é atribuído uma bolsa.

Jovens que depois de várias tentativas fracassadas não conseguem nem bolsa e nem subsídio para estudarem.

Porquê???

Pergunto, de que maneira os jovens que ainda estão no ensino primário ou secundário terão alguma esperança para estudarem se sabem que depois do 12° ano vão ficar sentados sem estudar ou trabalhar?

Que critério é esse??

Nós, jovens, estamos cansados, frustrados e desesperados. Queremos oportunidade para estudar e explorar as nossas competências, estamos bloqueados e queremos ser livres, queremos o direito á educação, queremos transparência e honestidade nos critérios de atribuição a qualquer subsídio que nos são atribuidos.

Depois abrem concursos públicos e exigem que os candidatos sejam licenciados e tenham experiência profissional, mas como? Se toda a vez que concorremos a qualquer vaga de emprego ou de bolsas de estudos, somos rejeitados …

Porquê, porquê??

A Educação é um direito de todos, assim como os filhos dos nossos ministros, empresários, e toda cúpula politica vão para a universidade estudarem para serem médicos, políticos, juízes, gestores, enfermeiros, contabilistas, pilotos, os filhos de peixeira, agricultor, empregada doméstica, varredor de rua têm esse mesmo direito e exercerem essas mesmas funções. Chega de gerar a pobreza e riqueza hereditária .

Apelo, essencialmente aos jovens que são pais que lutem para que os vossos filhos não passem por essas situações que passaram e não importa a sua posição social, você que é peixeira, vendedora, mãe solteira, acredite que o seu filho poderá sim ter uma educação de qualidade desde que você não aceita isso e esteja disposta a lhe dar essa educação.

Lenira Moreno

Comunidade de todos os Cabo-verdianos residentes no País e na Diáspora. Aqui você fica de olho em tudo o que acontece arquipélago.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sociedade

COVID-19. Cuidados em casa, com Elida Almeida

Um vídeo promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública – CV

Publicado

em

“Hora que bu sta cuida di bo, bu sta ta cuida di nós tudo. Fika na casa!”

Continue Lendo

Sociedade

Primeiro Ministro felicita o excelente trabalho do Serviço Nacional de Proteção Civil

Ulisses Correia e Silva visita o Serviço Nacional de Proteção Civil, parabeniza os profissionais e apela à população ao bom uso do número.

Publicado

em

Em publicação na sua página oficial no Facebook, o Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, parabeniza “o excelente trabalho desenvolvimento pelo Serviço Nacional de Proteção Civil, através da Linha Verde 800 1112, com pedidos de informação e atendimento de casos suspeitos, funcionando 24 horas por dia. Em períodos de pico, são cerca de 600 chamadas por dia, o que significa uma boa procura e capacidade de resposta adequada. “

“Parabéns à Equipa formada por agentes da Proteção Civil, pessoal médico, de enfermagem, pela prestação de um bom serviço, tem conseguido fazer um bom encaminhamento e dar respostas às situações que depois exigem intervenção médica. Pude ver tudo isso na visita que realizei esta manhã, ao Serviço Nacional de Proteção Civil”, conclui.

Continue Lendo

Sociedade

Como prevenir o contágio do Coronavírus

As orientações sobre as medidas de prevenção são do Ministério da Saúde

Publicado

em

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Confira, abaixo, medidas de prevenção contra o Covid-19 (coronavírus).

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

Esses cuidados básicos reduzem o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus, contribuindo no combate e prevenção.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

  • O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio
  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.

Cuide-se pela sua saúde e também pela dos outros!

Continue Lendo

Destaques