Connect with us

Sociedade

Nossos adolescentes precisam de nós, com urgência!

É um grito de socorro de nossos adolescentes…

Publicado

em

Essas crianças, idade entre 14 e 17 anos, já com stress, depressão, grávida e sofrendo de amor… Frutos da geração mais “elétrica” que já viveu neste planeta. Oh criaturas com gás, viu?

Não leem um livro, não sabem escrever uma frase correta, não entendem nada sobre a vida, mas em se falando de “expedientes” nunca existiram criaturas tão cultas.

Andam pelas ruas com pose de mulher grande e poderosa, exibindo roupas e coxas; conhecem todos os truques tecnológicos de segurança dos App; guardam segredos nos Smartphones, a sete chaves, dos pais, e professores… vivem sob a pressão da mídia, que as rotulam a mente para o perfeccionismo, a luxúria e a imoralidade; e sem perceber caem no engano da imagem irrealista de suas próprias realidades… frustradas e sem rumo, se entregam ao prazer, vícios e caprichos dos “riquinhos”, dispostas a fazer qualquer coisa por $ ou fama, e, à noite, no canto escuro do quarto, choram o vazio existencial… lá, onde os gritos não ecoam, onde a luz não brilha, onde ninguém lhes vê, sofrem em silêncio suas vidas amarguradas e vazias.

E por que insistem em viver assim!? Sempre com pressa, desconfiadas, preocupadas com a pele e os cachos, e atarefadas demais… ?

Por quê? Tantos sorrisos sem graça, tanto dinheiro sem posses, tanta beleza sem brilho; na face a tristeza, no peito a dor, na alma um vazio. Onde falhamos?

Você pai, professor, educador, acorde e salve essa geração! Você adolescente, não acelere seu crescimento, espere seu tempo, não se iluda com o colorido do mundo porque se ofusca, firme seus pés no saber, aprenda sobre a vida, o bem, a paz, a amizade, a empatia, o amor, escute os conselhos, viva a sua adolescência feliz.

Haverá um tempo para cada coisa, e o seu vai chegar. Você vai crescer, Espere! Não acelere seu coração, dê seu passo um de cada vez; um dia vai ser jovem e viver sua juventude; vai ser adulto e viver como gente grande; não pule esse ciclo, não corra fatigada, vá a pé, a passos lentos e aprecie o caminho, pare, toque as rosas e sinta seu cheiro, sem pressa… sinta a brisa, o ar, pule de alegria, brinque de criança, curta ser adolescente e vá devagar…

Você não precisa assumir a responsabilidade, hoje, de coisas que você não pode dar conta, é pesado demais… um dia você chega lá.

E não seja mais uma lembrança triste na corrida dessa vida fugaz.

#Isaías Cardoso

Natural da ilha do Fogo. É formado em Administração, pós-graduado em Docência Universitária, Blogueiro e Músico.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sociedade

COVID-19. Cuidados em casa, com Elida Almeida

Um vídeo promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública – CV

Publicado

em

“Hora que bu sta cuida di bo, bu sta ta cuida di nós tudo. Fika na casa!”

Continue Lendo

Sociedade

Primeiro Ministro felicita o excelente trabalho do Serviço Nacional de Proteção Civil

Ulisses Correia e Silva visita o Serviço Nacional de Proteção Civil, parabeniza os profissionais e apela à população ao bom uso do número.

Publicado

em

Em publicação na sua página oficial no Facebook, o Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, parabeniza “o excelente trabalho desenvolvimento pelo Serviço Nacional de Proteção Civil, através da Linha Verde 800 1112, com pedidos de informação e atendimento de casos suspeitos, funcionando 24 horas por dia. Em períodos de pico, são cerca de 600 chamadas por dia, o que significa uma boa procura e capacidade de resposta adequada. “

“Parabéns à Equipa formada por agentes da Proteção Civil, pessoal médico, de enfermagem, pela prestação de um bom serviço, tem conseguido fazer um bom encaminhamento e dar respostas às situações que depois exigem intervenção médica. Pude ver tudo isso na visita que realizei esta manhã, ao Serviço Nacional de Proteção Civil”, conclui.

Continue Lendo

Sociedade

Como prevenir o contágio do Coronavírus

As orientações sobre as medidas de prevenção são do Ministério da Saúde

Publicado

em

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Confira, abaixo, medidas de prevenção contra o Covid-19 (coronavírus).

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

Esses cuidados básicos reduzem o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus, contribuindo no combate e prevenção.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

  • O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio
  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.

Cuide-se pela sua saúde e também pela dos outros!

Continue Lendo

Destaques