Connect with us

Sociedade

Humilhar os outros não te faz forte, mas infeliz!

Humilhar outra pessoa não vai te blindar, não vai criar uma armadura impenetrável onde você possa se proteger de seus prórpios demônios.

Publicado

em

Foto: kellyvivanco.com

Como é de esperar, na vida nos deparamos com tudo, vivenciamos de tudo e aprendemos constantemente, isso é viver. Nas nossas relações durante a vida, nós iremos interagir com pessoas amáveis, generosas, que nos farão evoluir como seres humanos, mas, em contrapartida, nos depararemos também com pessoas amargas que, por se sentirem inseguras, ferem os outros.

Geralmente essas pessoas têm um complexo de inferioridade, consciente ou inconsciente, e por isso abusam de alguma posição entendida como privilegiada para descontar sua frustração em cima das outras, principalmente quando a vítima está em posição vulnerável.

Quando uma pessoa tenta humilhar outra de propósito, significa que:

  1. Ela tem um complexo de inferioridade em relação a quem ela tenta humilhar.
  2. Ela mesma é totalmente insegura sobre si mesma e em relação as realizações de quem ela tenta humilhar. Constranger e humilhar a outra pessoa é uma forma dela satisfazer seu complexo, criando uma falsa sensação de que seja superior.
  3. Sente-se ameaçada perante o potencial da suposta vítima e agir assim é uma forma de “botar o outro no seu devido lugar”.

Submeter outra pessoa a uma situação de humilhação não é um indicador de superioridade, mas o contrário é válido. A imagem que você vai conseguir passar de si mesmo é apenas a de uma pessoa fraca, frustrada e talvez com muito medo da outra pessoa a qual você esteja destratando.

Avalie-se e veja se o desdém, o descaso e o nojo que você coloca no seu tratamento em relação a uma pessoa de posição hierarquica inferior, não é apenas um modo de “marcar territótio”, um modo de mostrar quem manda, quando na verdade só está incoscientemente procurando se auto-afirmar perante si mesmo.

Humilhar outra pessoa não vai te blindar, não vai criar uma armadura impenetrável onde você possa se proteger de seus próprios demónios. Fazendo isso você apenas estará escancarando sua personalidade frágil, mostrando aos outros o quanto é infeliz e que precisa pisar em alguém para se sentir um pouco melhor.

O certo é que você jamais terá o respeito daqueles a quem você constrange; talvez, no máximo, consiga despertar medo e, com certeza, muito ódio e desprezo daqueles a quem você humilha. Mas, se causar esse tipo de sentimento dos outros em relação a você é o que te apraz, deve ser porque, com certeza, você é uma pessoa com sérios problemas e deveria procurar ajuda.

Quem já esteve em situação de ser humilhado sabe que a “vítima” nunca enxerga aquele a quem lhe humilha como superior, portanto, tentar se impor por essas vias com o propósito de se afirmar sobre a outra, é apenas uma forma de mostrar sua fraqueza diante dela, que não reage por outros motivos que implicam em perdas e prejuízos a si ou a outrém a quem queira preservar e proteger, jamais pelo respeito que, evidentemente, não tem mesmo pelo humilhador.

Créditos a Blog Pensar Contemporâneo

Crédito da imagem: Kelly Vivanco

Natural da ilha do Fogo. É formado em Administração, pós-graduado em Docência Universitária, Blogueiro e Músico.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sociedade

COVID-19. Cuidados em casa, com Elida Almeida

Um vídeo promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Pública – CV

Publicado

em

“Hora que bu sta cuida di bo, bu sta ta cuida di nós tudo. Fika na casa!”

Continue Lendo

Sociedade

Primeiro Ministro felicita o excelente trabalho do Serviço Nacional de Proteção Civil

Ulisses Correia e Silva visita o Serviço Nacional de Proteção Civil, parabeniza os profissionais e apela à população ao bom uso do número.

Publicado

em

Em publicação na sua página oficial no Facebook, o Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, parabeniza “o excelente trabalho desenvolvimento pelo Serviço Nacional de Proteção Civil, através da Linha Verde 800 1112, com pedidos de informação e atendimento de casos suspeitos, funcionando 24 horas por dia. Em períodos de pico, são cerca de 600 chamadas por dia, o que significa uma boa procura e capacidade de resposta adequada. “

“Parabéns à Equipa formada por agentes da Proteção Civil, pessoal médico, de enfermagem, pela prestação de um bom serviço, tem conseguido fazer um bom encaminhamento e dar respostas às situações que depois exigem intervenção médica. Pude ver tudo isso na visita que realizei esta manhã, ao Serviço Nacional de Proteção Civil”, conclui.

Continue Lendo

Sociedade

Como prevenir o contágio do Coronavírus

As orientações sobre as medidas de prevenção são do Ministério da Saúde

Publicado

em

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Confira, abaixo, medidas de prevenção contra o Covid-19 (coronavírus).

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

Esses cuidados básicos reduzem o risco geral de contrair ou transmitir o coronavírus, contribuindo no combate e prevenção.

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

  • O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio
  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.

Cuide-se pela sua saúde e também pela dos outros!

Continue Lendo

Destaques