Connect with us

Literatura

Lançamento de Livro de Amílcar Cabral marca Celebração do Dia dos Heróis

O livro de inéditos de Amílcar Cabral intitulado “A Luta Criou Raízes” marca as celebrações do Dia dos Heróis no Sal.

Publicado

em

A Fundação Amílcar Cabral, com sede na Cidade da Praia, escolheu a ilha do Sal para este ano acolher o acto central das celebrações do Dia dos Heróis, assinalado a 20 de Janeiro, com diversas actividades de forma a “dar a conhecer um pouco” sobre a história da Libertação Nacional.

Das actividades programadas, segundo o Combatente da Liberdade Júlio de Carvalho, antena da fundação na ilha do Sal, destacam-se três “momentos interessantes”, entre eles a apresentação, em primeira mão, da obra de Cabral, “A Luta Criou Raízes”.

Júlio de Carvalho explicou, em declarações à Inforpress, que este livro de inéditos de Amílcar Cabral foi trabalhado por Olívio Pires e Luís Fonseca, que juntamente com Chico Tomar vão se ocupar da sua apresentação.

Um outro momento relaciona-se com a animação de Marilene Pereira sobre o livro “Eu, Amílcar”, da sua autoria, entrelaçado com poesia, estátua viva e música, dedicado às crianças.

E, finalmente, o acto central do 20 de Janeiro, presidido pelo comandante Pedro Pires e pelo presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Para além do presidente da Fundação Amílcar Cabral, Pedro Pires, vão estar presentes ainda combatentes, dirigentes destacados, na altura, designadamente Silvino da Luz, Olívio Pires e Luís Fonseca, com “intervenções rápidas” em várias áreas.

No acto central destas comemorações, reserva-se uma dissertação sobre “O papel histórico da ilha do Sal nos processos de libertação da África do Sul, Angola e Namíbia”, pelo comandante Silvino da Luz.

Música e poesia alusivas à data, entrega de prémios das actividades desportivas e concursos fazem ainda parte do programa.

A programação, em curso desde segunda-feira, 07, com torneio de futebol e futsal masculino e feminino, tem continuidade até o dia 20, e dela ainda consta uma exposição sobre Amílcar Cabral, concurso de poesia, desenho e pintura, com alunos do ensino básico e entrega de livros de Amílcar Cabral à Biblioteca Municipal do Sal, entre outras iniciativas.

Maratona da Liberdade e dos Heróis, conversa aberta entre os alunos da Escola Secundária de Santa Maria com os combatentes da liberdade, são outros momentos do programa de celebração do Dia da Liberdade e o Dia dos Heróis Nacionais, assinalados a 13 e 20 de Janeiro, respectivamente.

No domingo, 20 de Janeiro, o dia inicia-se com a cerimónia do içar da bandeira no átrio dos Paços do Concelho, deposição de coroa de flores na estátua Amílcar Cabral, seguido de sessão solene da Assembleia Municipal do Sal.

SC/AA
Inforpress/Fim

Comunidade de todos os Cabo-verdianos residentes no País e na Diáspora. Aqui você fica de olho em tudo o que acontece arquipélago.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Literatura

E-book: 20 histórias de superação – complilado por blogueiro Cabo-verdiano

Estas histórias vão lhe inspirar e ajudar a superar seus obstáculos na vida…

Publicado

em

Se você é filho de pobre temos algo em comum e nós sabemos o que isso significa.

Filho de pobre não pode sonhar porque vão dizer que não se enxerga; filho de pobre não pode fazer nada nesta vida porque vão dizer que é um “zé ninguém“; como filho de pobre você concorda com isso?

Talvez você não precisa ser apenas pobre, outros vão definir a sua imagem pela sua cor, roupa ou posição social.

Eu já vim dessas andanças, onde filho de pobre não é visto como gente na sociedade, mas contrariando os comentários alheios, olhares atrevidos e supostas provisões sobre o meu futuro, fui ver a vida com os meus olhos, fui lá e fiz o que ninguém achava que eu podia fazer, para que ninguém mais ouse dizer que eu não sou capaz.

Você também é vítima de rótulos sociais? Leia essas 20 histórias de superação e motive-se.

20 HISTÓRIAS de SUPERAÇÃO é uma compilação de histórias de quem já esteve onde muitos estão, mas ousaram transpor as barreiras da incerteza e do medo, ou quem sabe provar que aquela história de que não eram capazes não era verdadeira.

Faça o download neste link e leia.

Boa leitura e que lhe sirva de motivação!

– e-book compilado por Isaías Cardoso

Continue Lendo

Destaques