Connect with us

COVID-19

COVID-19. Câmara Municipal da Praia – medidas restritivas e preventivas

Essas medidas entram em vigor a partir do dia 23 de Março e têm a duração de 3 semanas, podendo ser largadas ou encurtadas, dependendo da avaliação da pandemia.

Publicado

em

Face à Pandemia do novo Coronavírus (COVID 19) e do aumento exponencial de casos registados na Europa, nos EUA, China, América Latina e em alguns países Africanos, com consequências socioeconómicas imprevisíveis para os mesmos.

Considerando a decisão do Governo, em acionar o Plano Nacional de Contingência para Prevenção e Controlo do COVID/19, através da Proteção Civil com abrangência nacional.

Tendo em conta o risco iminente de surgimento de casos no nosso País, a Câmara Municipal da Praia (CMP), na sua reunião ordinária de 19/03/2020, decidiu tomar as seguintes medidas restritivas e preventivas:

A. SERVIÇOS DA CÂMARA MUNICIPAL DA PRAIA

  1. Criar uma equipa pluridisciplinar da CMP que trabalhará, em estreita colaboração com as associações locais, artistas e representantes da sociedade civil, em matéria de educação, informação e sensibilização dos munícipes, alertando para os riscos e cuidados que devem ter na prevenção contra a referida pandemia;
  2. Suspender todas as audiências presenciais que, doravante passarão a ser feitas via telefone ou por correio eletrónico, diretamente aos Departamentos visados ou por mensagem, através da loja online;
  3. Suspender todos os eventos públicos, nomeadamente, festivais, concertos, atividades culturais, promovidas pela CMP ou de iniciativas privadas;
  4. Restringir o atendimento público presencial nos serviços da Câmara Municipal: Paços do Concelho, Direções de Serviços, Edifício Técnico e Delegações Municipais, limitando o número de utentes em espaços fechados em 1/3 de capacidade. As filas de espera, devem ser organizadas no exterior dos edifícios, com o distanciamento entre as pessoas de pelo menos 1,5 metro;
  5. Alargar os serviços de atendimento do Edifício Técnico até às 18 horas;
  6. Potencializar os serviços de atendimento online, disponível na Plataforma Loja cmp.com, apelando os Munícipes a darem preferência por essa forma de atendimento;

B. ENCERRAMENTO DE SERVIÇOS DA CMP

  1. Ginásio Municipal do Estádio da Várzea;
  2. Casa Primavera destinado a crianças com deficiência;
  3. Sala de estudos nos bairros da Bela Vista e São Pedro Latada;
  4. Pré-escolar até o dia 13 de abril em conformidade com a antecipação das férias escolares anunciadas pelo Governo;
  5. Centro de dia (Casa de idosos) – As assistências passarão a ser ao domicílio;

C. MERCADOS

Adotar medidas excecionais para manter funcional os mercados municipais reduzindo o fluxo de pessoas nesses espaços, nomeadamente:

MERCADO DO PLATEAU:

  • Assegurar a limpeza de espaços de forma constante e permanente;
  • As vendedeiras com mais de 65 anos devem permanecer em casa;
  • Instituir venda on-line no mercado através do aplicativo Gilera Cheio, que pode ser acedido no play store e no apple store. Trata-se de um aplicativo móvel destinado a venda online e entrega a domicílio de produtos e serviços.
  • Incentivar as vendedeiras a lavarem as mãos constantemente;
  • É proibido a entrada e permanência de crianças no mercado;
  • Uso de máscaras e luvas para as vendedeiras é recomendável;
  • Limitar a entrada e permanência de utentes dentro do mercado.

MERCADO DE SUCUPIRA:

  • Proibir a venda de animais vivos fora ou dentro do mercado;
  • Limitar a entrada e permanência de utentes no mercado;
  • Recomenda-se a todas às vendedeiras de produtos alimentícios e vestuários o uso de luvas e máscaras;
  • Igualmente, os comerciantes, que vendem vestuários e outros produtos devem utilizar máscaras e luvas;
  • Suspender a feira semanal de roupas realizada aos domingos nos arredores de Sucupira e da Avenida Cidade Lisboa.

D. VENDA AMBULANTE E NOS PASSEIOS

Reforçar a fiscalização para evitar a venda de produtos na via pública e passeios. As vendedeiras de alimentos devem usar os lugares disponíveis existentes nos mercados, para a venda destinados a esse fim.

E. RECOMENDAÇÕES

  1. Os restaurantes são fortemente encorajados a fazer entrega ao domicílio de alimentos, reduzindo desta forma, o impacto financeiro dessas restrições;
  2. Os transportes públicos devem funcionar com apenas 50% de lotação.

F. A POPULAÇAO EM GERAL recomenda-se:

  • Limitar a utilização dos recintos desportivos da CMP;
  • A redução de frequência às praias de mar, principalmente aos fins de semana e, se possível, caminhar para o trabalho;
  • Por último, apela a todos os munícipes para absterem de comprar produtos a vendedeiras nos passeios e espaços públicos;

G. Entrada em vigor

Essas medidas entram em vigor a partir do dia 23 de Março e têm a duração de 3 semanas, podendo ser largadas ou encurtadas, dependendo da avaliação da pandemia.

Seja um agente de saúde pública da sua cidade ou do seu bairro!

CMP

Portal de Informações sobre Cabo Verde. Aqui você conhece Cabo Verde e fica de olho em tudo o que acontece no arquipélago.

Continue Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COVID-19

Podcast “Momentos com Ulisses Correia e Silva” aos domingos

O Podcast vai ao ar todos os Domingos, às 19h00, no horário de Cabo Verde

Publicado

em

O Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou ontem (16), em sua página no Facebook o PM Cast “Momentos Com Ulisses Correia e Silva”.

Segundo explica o PM, “num momento de crise global e de grande incerteza devido à pandemia da covid-19, os cidadãos estão receosos do que o futuro possa reservar-lhes” e “o Podcast ‘Momentos com Ulisses Correia e Silva’, abordará temas atuais do país, em todas as áreas, tendo como pano de fundo, numa fase inicial, a situação provocada pela COVID19.”

Para Ulisses Correia, esta iniciativa “é mais um veículo para esclarecer rumores e desinformações, e uma excelente oportunidade de me conectar com os cabo-verdianos, no país e na Diáspora, num momento nosso, de partilha e interação, onde poderão ouvir as principais preocupações e sugerir temas que gostariam que fossem tratados nas edições seguintes.”

“A partir deste Domingo, 17 de maio, estarei com vocês, todos os Domingos, às 19 horas (horário de Cabo Verde)”, conclui o PM.

De notificar que o primeiro episódio do Podcast “Momentos com Ulisses Correia e Silva” foi ao ar hoje, conforme anunciado e você pode ouvir, neste link.

O primeiro episódio “fala sobre a Terceira Prorrogação do estado de emergência, numa perspetiva de mostrar aos cabo-verdianos o risco acrescido que a não prorrogação acarretaria ao país, mormente para os mais vulneráveis para os quais o Governo tem o dever especial de proteção, mas também faço um paralelo entre o terceiro estado de emergência e os demais, as flexibilidades e as preocupações dos cabo-verdianos”, conforme explicou Ulisses Correia.

O Podcast pode ser ouvido nas principais plataformas digitais, como Anchor, Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts

Com informações do PM

Continue Lendo

COVID-19

Cabo Verde regista terceira morte por COVID-19

A vítima é da cidade da Praia e se encontrava internado no Hospital Agostinho Neto

Publicado

em

Foto: jovempan

Nesta manhã de Sábado (16), morreu no Hospital Agostinho Neto, Henrique Tavares, mais conhecido por Dick Sogueiro, vítima de COVID-19, conforme informa o Diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, em declaração à Imprensa.

Segundo informações avançadas desde a quarta-feira passada pela MSSS, a vítima estava em estado crítico e a respirar com a ajuda de um ventilador.

Dick, de 65 anos, que sofria de hipertensão, era açougueiro e residia em Vila Nova, na Cidade da Praia.

Com mais de 30 anos de experiência no ramo, Dick era trabalhador no talho do Mercado do Plateau. Um senhor muito respeitoso, educado e defensor da organização do mercado“, conforme lembra a CMP em uma publicação na sua página no Facebook, e agradece a sua contribuição à cidade da Praia, com nota de pesar aos familiares enlutados.

Dos resultados dos exames realizados no laboratório de virologia, no dia 15 de Maio, as informações avançadas são que:

  • de um total de 101 amostras (Praia: 33, Boavista: 43, Tarrafal de Santiago: 2 e 5 amostras pendentes), Praia regista dois (2) novos casos positivos e trinta e um (31) negativos; Boavista: 43 (total) das amostras deram negativos, incluindo 6 controlos; Tarrafal de Santiago: 2 negativos.

Foram examinadas 18 amostras da Praia sendo que 13 são controlo de doentes em seguimento cujos resultados foram negativos.

O país contabiliza neste momento 328 casos positivos de COVID-19, 84 recuperados e 2 óbitos.

O MSSS reforça o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do novo coronavírus (COVID19).

Fonte: governo.cv

Continue Lendo

COVID-19

COVID-19 Cabo Verde: 328 casos confirmados, 84 recuperados, 3 óbitos

Ministério da Saúde e da Segurança Social atualiza dados, no balanço diário, sobre a evolução do COVID-19

Publicado

em

Balanço sobre a evolução da COVID-19 em Cabo Verde, do dia 15 de Maio.

Na conferência de Imprensa diária do Ministério da Saúde e da Segurança Social, o Diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, em formato de balanço, durante a habitual declaração à Imprensa, adiantou à população que:

  • O país regista mais dois (2) novos casos positivos, na Cidade da Praia;
  • Das 101 amostras, 94 deram negativos (49 na Praia, 43 na Boavista e 2 em Tarrafal de Santiago); entre estas amostras que deram negativas, 19 eram de controlos de doentes, sendo 13 da cidade da Praia e 6 da Boa vista);
  • Há 5 amostras pendentes;

As situações a nível nacional foram notificadas:

  • Casos confirmados = 328 casos
  • Recuperados = 84
  • Óbitos = 3 (incluindo o inglês – primeiro caso positivo registado em Cabo Verde, e que morreu no país)

Notícia atualizada 16 de Maio, 2020.

Fonte: MSSS

Continue Lendo

Destaques