Connect with us

COVID-19

Como proteger sua saúde mental em tempos de Coronavírus

Mantenha saudável. 6 dicas para cuidar de sua saúde mental nesta crise…

Publicado

em

No dia 31 de Dezembro de 2019, o mundo conheceu o novo agente do coronavírus, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

De lá pra cá, mais de 600.000 pessoas já foram infectadas e mais de 30.000 perderam suas vidas por esse visitante silencioso. E no meio dessa notícia ruim, uma boa notícias é que mais de 130.000 já se recuperaram. E esperamos que bem logo haja uma cura para esse mal.

E em meio a tudo isso, você precisa se cuidar. Veja essas 6 dicas para cuidar de sua saúde mental nesta crise:

  1. CUIDADO COM O EXCESSO DE INFORMAÇÕES

Reduza a leitura ou o contato com notícias que podem causar ansiedade ou estresse. Procure informações e atualizações uma ou duas vezes ao dia evitando o “bombardeio” desnecessário de informações. A enxurrada de notícis sobre um surto pode levar qualquer pessoa à preocupação. Informe-se com base em veículos confiáveis de informação e em fonte oficiais. como o site do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

  1. SEJA SOLIDÁRIO

Apoie os outros ajudando-os em seus momentos de necessidades. A assistência a outros em seu momento de carência pode ajudar tanto a quem recebe o apoio como a quem dá o auxílio. Um exemplo: telefone para seus vizinhos ou pessoas em sua comunidade que precisam de assistência extra. Atuando juntos como uma comunidade, podemos ajudar a criar solidariedade e a enfrentar a covid-19 em união.

  1. CUIDE DE VOCÊ

Durante os períodos de estresse, pare e preste atenção na suas próprias necessidades e sentimentos. Procure atividades que você goste e que te façam relaxar. Também faça exercícios regularmente (mesmo que adaptados a um novo contexto), mantenha uma rotina de sono e procure se alimentar de forma saudável. Tudo isso vai colaborar com o seu corpo e a sua mente. E não se esqueça que agências de saúde pública e especialistas do mundo inteiro estão buscando soluções para enfrentar essa crise.

  1. SE CONECTE COM AS PESSOAS

Fique em contato e mantenha sua rede de amigos e conhecidos. Ainda que isolado, tente ao máximo manter sua rotina e crie novas. Se as autoridades da saúde recomendarem distância física para conter o surto, você pode manter a proximidade digital com e-mails, redes sociais, telefone, videochamas, etc.

  1. RECONHEÇA O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Homenageie e aprecie o trabalho dos cuidadores e dos agentes de saúde que estão apoiando os afetados pelo novo coronavírus em sua região. Reconheça o papel deles para salvar vidas e manter todos seguros.

  1. ESPALHE HISTÓRIAS POSITIVAS

Não dá para negar que estamos vivendo uma crise sem precedentes na história recente, mas é preciso também ver o que há de positivo em meio a essa situação. Crie oportunidades para ampliar histórias positivas e úteis e imagens positivas de pessoas a sua área que tiveram a covid-19. Por exemplo, experiências de pessoas que se recuperaram da doença ou que apoiaram um ente querido e estão dispostas a contar como foi.

E não se esqueça, para prevenir o contágio:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir
  • Evite aglomerações se estiver doente
  • Mantenha os ambientes bem ventilados
  • Não compartilhe objetos pessoais

Fonte: @adventistasrangel, com informações da OMS, ONU, BBC News

Continue Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COVID-19

Podcast “Momentos com Ulisses Correia e Silva” aos domingos

O Podcast vai ao ar todos os Domingos, às 19h00, no horário de Cabo Verde

Publicado

em

O Primeiro Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou ontem (16), em sua página no Facebook o PM Cast “Momentos Com Ulisses Correia e Silva”.

Segundo explica o PM, “num momento de crise global e de grande incerteza devido à pandemia da covid-19, os cidadãos estão receosos do que o futuro possa reservar-lhes” e “o Podcast ‘Momentos com Ulisses Correia e Silva’, abordará temas atuais do país, em todas as áreas, tendo como pano de fundo, numa fase inicial, a situação provocada pela COVID19.”

Para Ulisses Correia, esta iniciativa “é mais um veículo para esclarecer rumores e desinformações, e uma excelente oportunidade de me conectar com os cabo-verdianos, no país e na Diáspora, num momento nosso, de partilha e interação, onde poderão ouvir as principais preocupações e sugerir temas que gostariam que fossem tratados nas edições seguintes.”

“A partir deste Domingo, 17 de maio, estarei com vocês, todos os Domingos, às 19 horas (horário de Cabo Verde)”, conclui o PM.

De notificar que o primeiro episódio do Podcast “Momentos com Ulisses Correia e Silva” foi ao ar hoje, conforme anunciado e você pode ouvir, neste link.

O primeiro episódio “fala sobre a Terceira Prorrogação do estado de emergência, numa perspetiva de mostrar aos cabo-verdianos o risco acrescido que a não prorrogação acarretaria ao país, mormente para os mais vulneráveis para os quais o Governo tem o dever especial de proteção, mas também faço um paralelo entre o terceiro estado de emergência e os demais, as flexibilidades e as preocupações dos cabo-verdianos”, conforme explicou Ulisses Correia.

O Podcast pode ser ouvido nas principais plataformas digitais, como Anchor, Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts

Com informações do PM

Continue Lendo

COVID-19

Cabo Verde regista terceira morte por COVID-19

A vítima é da cidade da Praia e se encontrava internado no Hospital Agostinho Neto

Publicado

em

Foto: jovempan

Nesta manhã de Sábado (16), morreu no Hospital Agostinho Neto, Henrique Tavares, mais conhecido por Dick Sogueiro, vítima de COVID-19, conforme informa o Diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, em declaração à Imprensa.

Segundo informações avançadas desde a quarta-feira passada pela MSSS, a vítima estava em estado crítico e a respirar com a ajuda de um ventilador.

Dick, de 65 anos, que sofria de hipertensão, era açougueiro e residia em Vila Nova, na Cidade da Praia.

Com mais de 30 anos de experiência no ramo, Dick era trabalhador no talho do Mercado do Plateau. Um senhor muito respeitoso, educado e defensor da organização do mercado“, conforme lembra a CMP em uma publicação na sua página no Facebook, e agradece a sua contribuição à cidade da Praia, com nota de pesar aos familiares enlutados.

Dos resultados dos exames realizados no laboratório de virologia, no dia 15 de Maio, as informações avançadas são que:

  • de um total de 101 amostras (Praia: 33, Boavista: 43, Tarrafal de Santiago: 2 e 5 amostras pendentes), Praia regista dois (2) novos casos positivos e trinta e um (31) negativos; Boavista: 43 (total) das amostras deram negativos, incluindo 6 controlos; Tarrafal de Santiago: 2 negativos.

Foram examinadas 18 amostras da Praia sendo que 13 são controlo de doentes em seguimento cujos resultados foram negativos.

O país contabiliza neste momento 328 casos positivos de COVID-19, 84 recuperados e 2 óbitos.

O MSSS reforça o apelo para que as pessoas fiquem em casa e tomem os devidos cuidados para evitar a propagação do novo coronavírus (COVID19).

Fonte: governo.cv

Continue Lendo

COVID-19

COVID-19 Cabo Verde: 328 casos confirmados, 84 recuperados, 3 óbitos

Ministério da Saúde e da Segurança Social atualiza dados, no balanço diário, sobre a evolução do COVID-19

Publicado

em

Balanço sobre a evolução da COVID-19 em Cabo Verde, do dia 15 de Maio.

Na conferência de Imprensa diária do Ministério da Saúde e da Segurança Social, o Diretor dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, em formato de balanço, durante a habitual declaração à Imprensa, adiantou à população que:

  • O país regista mais dois (2) novos casos positivos, na Cidade da Praia;
  • Das 101 amostras, 94 deram negativos (49 na Praia, 43 na Boavista e 2 em Tarrafal de Santiago); entre estas amostras que deram negativas, 19 eram de controlos de doentes, sendo 13 da cidade da Praia e 6 da Boa vista);
  • Há 5 amostras pendentes;

As situações a nível nacional foram notificadas:

  • Casos confirmados = 328 casos
  • Recuperados = 84
  • Óbitos = 3 (incluindo o inglês – primeiro caso positivo registado em Cabo Verde, e que morreu no país)

Notícia atualizada 16 de Maio, 2020.

Fonte: MSSS

Continue Lendo

Destaques