Se tem interesse em solicitar o Visto para Procura de Trabalho em Portugal, na Check-list de Documentos exigidos para o referido visto, um dos documentos específicos que precisa ser entregue é o Comprovativo de apresentação de declaração de manifestação de interesse para inscrição no IEFP apresentada online.

Se é cidadão de estado terceiro e pretende entrar e permanecer em Portugal para procurar trabalho, deve manifestar interesse em inscrever-se no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), serviço público de emprego português, antes de apresentar o pedido de visto para procura de trabalho.

Para fazer a declaração de manifestação de interesse para inscrição no IEFP deve preencher o seguinte formulário:
https://formularios.iefp.pt/index.php/929227?lang=pt
Depois de submeter o formulário você vai receber a declaração, num prazo máximo de 2 dias, e pode solicitar o Visto de Procura de Trabalho, junto do consulado português mais próximo, mediante marcação prévia, que no caso de Cabo Verde deve ser feito na empresa VFS Global em Cabo Verde.

Escrevemos um tutorial como cadastrar e fazer agendamento de vistos na plataforma da VFS Global em Cabo Verde. Acesse, neste link.

O visto para procura de trabalho é concedido por 120 dias e pode ser prorrogado por mais 60 dias, se apresentar o comprovativo de que está inscrito no IEFP para procurar trabalho. Inscreva-se no Serviço de Emprego mais próximo.

No limite máximo da validade do Visto de Procura de Trabalho sem que tenha sido constituída uma relação laboral, o cidadão tem de abandonar o país e apenas pode voltar a instruir um novo pedido de visto para este fim, um ano após expirar a validade do visto anterior.

Fonte: iefp.pt