O Estádio 5 de Julho foi construído há quase 5 décadas, apesar de nos últimos anos perder a sua capacidade de responder às demandas das atividades desportivas locais e nacionais, neste sentido, se justifica a sua requalificação de modo que responda à todas as demandas desportivas nacionais.
A construção do Estádio 5 de Julho, localizado na cidade de São Filipe na Ilha do Fogo, está prevista para ter sua conclusão em 2023 que ora se aproxima. Será uma construção incomparável a nível nacional e servirá para os atletas da região Fogo-Brava.
O seu investimento ronda os 200 milhões de escudos financiados pela FIFA, FCP ( Federação Caboverdiana de Futebol) e pelo Município local no valor de 184 mil contos. Contará com a existencia de,
- Relva;
- Balizas;
- bancos de suplentes;
- Quarto árbitro;
- Drenagem de água; - todas estas incluídas no valor mencionado mais cerca de 8 mil contos para reforço deste equipamento.
A Camara Municipal de São Filipe é a responsável pelas obras e pela infraestrutura, que, a propósito da sua responsabilidade, reuniu-se com os empreiteiros responsáveis pela parte de construção e "visou a intensificação da construção". Devido a alguns problemas durante a execução dos trabalhos como: erros e omissões, foi alargado o prazo para mais 4 meses, fixando o prazo de conclusão para setembro de 2023 (incluindo os 4 meses de alargamento).
A área do Estádio bem como a circunvizinhança serão abrangidas pela requalificação/remodelação, nomeadamente as localidades de,
- Pé de campo;
- Santa Filomena;
- Ponta controlo;
- Cobom.
Serão construídas:
- Zona pedonal;
- Lojas;
- serviços diversos para a dinamização das zonas
Espera-se que a conclusão seja ainda no ano de 2023 conforme o contrato laboral e que o Estádio seja capaz de receber,
- 1.500 adeptos/lugares para além de bancadas,
- Balneários para atletas/ jogadores e equipa de arbitragem,
- Espaços comerciais,
- Sala de controlo,
- Sala de conferencia de imprensa,
- Cinema,
- Sala multiuso,
- Espaço para a Associação Regional de Futebol,
- Posto médico,
- Sala de Fisioterapia.
Que venha o mais breve possível!
0 Comentários