Cabo Verde regista nova sub linhagem da variante Ómicron
Conforme o Ministério da Saúde de Cabo Verde, em conferência de imprensa na manhã 22/11/2022, Cabo Verde registou 3 casos da sub linhagem BQ.1.1 nas amostras da Ilha de Santiago. Os dados da sequenciação genómica do SARS-CoV-2 do mês de outubro de 2022, todas as amostras sequenciadas foram da variante Omicron, com 3 linhagens principais: BA.2, BA.4, BA.5 e suas respetivas sub-linhagens. Desde dezembro de 2021, só tem circulado no país (em todas as ilhas) a variante Ómicron nas suas diversas linhagens. porém, as amostras de outubro, sequenciadas revelaram uma nova sub linhagem, a BQ.1.1, em amostras da Ilha de Santiago, já identificada em vários países e que tem sido alvo de preocupação por estar associado a casos graves da COVID-19.
Sublinhou-se ainda, que a variante Omicron, habitualmente não cursa com situações graves sobretudo numa população vacinada, por isso aproveitou a ocasião para apelar a todos para se vacinarem no sentido de se evitar o aumento de casos de COVID-19 no país, os casos com necessidade de internamento e, consequentemente, os óbitos.
O Ministério da Saúde já está a trabalhar numa campanha de comunicação de sensibilização, pois com o aproximar da época festiva, em que há principalmente festas familiares, é necessária a conscientização de toda a população a manter as medidas de prevenção contra a COVID-19.
Atualmente 98,6% da população adulta elegível no país está vacinada com a primeira dose e 86,4% com a segunda dose; 38,5% da população elegível, já tomou a dose de reforço; 74,8% da população estimada dos adolescentes estão complemente vacinados e 34,6% das crianças com idade entre 5 e 11 anos também já foram vacinados, conforme se verificou durante este periodo da doença.
0 Comentários