Não é que os Militares da Nação Caboverdiana fazem o serviço de outros funcionários do Estado?
- Não seria dever e providencia do Estado da Nação em satisfazer as necessidades de segurança nacional bem como facilitar o transporte de cidadãos entre as ilhas?
Vejam as duas imagens:
1. O NP “Rei” efetuou, no dia 15 de novembro, assistência a um tripulante de um veleiro que sofreu um incêndio a bordo e se encontrava a 17 milhas náuticas do Porto Grande, a sul da ilha de São Vicente, mais concretamente nas proximidades da zona de São Pedro. O Centro Conjunto de Coordenação e Salvamento (JRCC), recebeu pelas 07:00 um alerta COSTAS SARSAT (tratado que tem como objetivo o fornecimento de informações precisas, oportunas e confiáveis de alerta e localização de emergências aeronáuticas e marítimas para ajudar as autoridades SAR – “search and rescue” – busca e salvamento no cumprimento de sua missão), do veleiro de Bandeira Francesa “LYLOU”, com um tripulante, por se ter deflagrado um incendio a bordo. Foi deslocado, de imediato, a embarcação NP “Rei”, para o local do incidente para verificação e acompanhamento do caso, tendo-se confirmado o incendio e posteriormente o afundamento do referido veleiro. O tripulante que se encontrava a bordo do veleiro abandonou o mesmo e ficou resguardado numa balsa, tendo sido resgatado por uma embarcação de pesca de nome Alessandro, que se encontrava ancorado na baia de São Pedro, depois transportado pelo NP “Rei” ao Porto Grande e entregue as autoridades competentes para os devidos efeitos.
O Navio SAR Ilhéu dos Pássaros foi mais uma vez empenhado para realizar uma evacuação médica (MEDEVAC), com a máxima urgência, no dia 18 de novembro, por volta das 08:50. Desta feita, foi realizado a evacuação de dois pacientes da ilha da Brava para a ilha do Fogo, após o Centro Conjunto de Coordenação e Salvamento (JRCC) ter recebido uma chamada telefónica do Delegado de Saúde da ilha da Brava, solicitando uma evacuação médica urgente. Após a chegada dos pacientes, seus acompanhantes e da equipa médica, o Navio SAR Ilhéu dos Pássaros largou do Porto da Furna às 10:40, em direção a ilha do Fogo, tendo atracado no Porto Vale dos Cavaleiros às 11:43. A referida evacuação foi concluída com sucesso e dentro das normas de segurança e os evacuados, após o desembarque, foram encaminhados ao Hospital Regional São francisco de Assis e o navio regressado ao Porto da Furna, seu porto base.
0 Comentários