Covid-19: Por que as máscaras são tão importantes para evitar a transmissão

O uso de máscaras faciais e o distanciamento social seguem essenciais para diminuir o risco da transmissão da Covid-19 e são eficazes também contra a nova cepa da doença, afirmam os cientistas.

Abaixo, você pode conferir como as máscaras atuam como barreiras contra o vírus.

Antes de mais nada, o ponto mais importante é o ajuste da máscara ao rosto. A máscara deve estar bem presa no rosto, minimizando a quantidade de vazamentos, especialmente pelos lados e por cima:

(imagem: New York Times)

Ela também deve ser confortável de forma que não seja necessário ficar mexendo nela constantemente. Além disso, o ideal é que ela não se mova nem saia do rosto quando falamos.

Apesar de mais fáceis de colocar e tirar, máscaras que prendem na orelha se tornam bastante desconfortáveis quando aplicamos uma tensão maior para deixá-las mais ajustadas, o que pode tornar seu uso desconfortável.

Uma sugestão são máscaras que prendem na cabeça ao invés das orelhas. Outra sugestão são máscaras que têm um arame na região do nariz, o que permite um melhor ajuste.

Cada pessoa tem um rosto diferente, então não existe uma máscara que funcione para todos. O ideal é que após a aquisição da máscara se teste o ajuste dela ao rosto e se verifique se não há vazamentos. Aqui um guia do @WearingIsCaring para testar vazamentos:


Com relação a qualidade da máscara, é importante que ela seja tenha ao menos duas camadas mas idealmente três ou mais. Podemos seguir três regras práticas para verificar a qualidade do meio filtrante.

A primeira é olhar a máscara contra a luz. Se for possível observar a passagem da luz por entre a malha, é sinal de que a qualidade da máscara não é adequada.

A segunda regra é tentar apagar uma vela ou um fósforo usando a máscara como barreira. Se você conseguir apagar com grande facilidade é sinal de que a máscara pode não oferecer proteção adequada.

Por último, você pode borrifar um spray de água através da máscara e verificar a quantidade de gotículas que passam pela máscara. Se ela conseguir reter a maioria é sinal de que ela é de boa qualidade.

Vale ressaltar que o bom ajuste da máscara ao rosto é o ponto mais importante. Mesmo uma máscara de altíssima qualidade perde muito de sua eficiência se não estiver corretamente ajustada ao rosto.

Além disso, é preciso sempre prestar atenção para ter certeza que a máscara não está úmida. Máscaras de pano precisam ser trocadas sempre que estiverem úmidas. Já a lavagem da máscara pode ser feita de forma tradicional só com água e sabão.

Fonte: Observatório Covid 19 BR

Olhar Cabo Verde Portal de Informações sobre Cabo Verde. Aqui você conhece Cabo Verde e fica de olho em tudo o que acontece no arquipélago.

0 Comentário

Enviar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel