Casos de Covid-19 na África caem 20% - OMS
O número semanal de casos de Covid-19 na África "caiu consideravelmente" e o número de mortes também caiu, pela primeira vez desde o pico da quarta onda desencadeada pela variante Omicron, informou a Organização Mundial da Saúde em comunicado.
"O declínio marca o fim do surto mais curto no continente, que durou 56 dias", disse o escritório regional da Organização Mundial da Saúde na África em comunicado após uma coletiva de imprensa semanal.
"O número de novos casos notificados caiu 20% em uma semana a partir de 16 de janeiro, enquanto o número de mortes caiu 8%", disse a organização da ONU.
De acordo com a OMS África, a África do Sul, onde a variante Omicron foi descoberta pela primeira vez, viu um declínio nos casos nas últimas quatro semanas.
Este pode provavelmente ser o início de uma declaração do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, dizendo que "2022 deve ser o ano em que acabamos com a pandemia".
No entanto, os casos no norte da África continuam aumentando, relatando um aumento de 55%.
A diretora da OMS na África, Dra. Matshidiso Moeti, diz que "enquanto o vírus continuar a circular, as ondas futuras são inevitáveis".
O continente "deve não apenas aumentar a imunização, mas também obter acesso ampliado e equitativo a tratamentos essenciais" para o Covid-19, disse ela.
Embora haja uma diminuição de novos casos, a OMS diz que as taxas de vacinação permanecem baixas na África, com apenas 10% da população totalmente vacinada.
Fonte: africanews
0 Comentário
Enviar um comentário