07 de abril - Dia Mundial da Saúde 2020

Este ano, no Dia Mundial da Saúde, enquanto os profissionais da saúde lideram a luta contra a pandemia da COVID-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) quer aproveitar o evento para chamar a atenção para o papel vital desempenhado pelos enfermeiros e pelas parteiras. 

Trata-se de uma celebração que durará o ano inteiro, uma vez que 2020 foi designado o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira pela OMS.

A pandemia do COVID-19 destaca a necessidade urgente de fortalecer a força de trabalho global em saúde. 


Os enfermeiros representam mais de 50% da força de trabalho em saúde do mundo e fornecem serviços vitais para todo o sistema de saúde. Ao longo da história, e até hoje, esse pessoal esteve na vanguarda da luta contra epidemias e pandemias que ameaçam a saúde em todo o mundo. O enfermeiro mostra compaixão, liderança e coragem em todos os lugares ao enfrentar a pandemia do COVID-19: seu valor nunca foi tão evidente quanto no momento.

Para a Diretora Geral da OMS Africa, os enfermeiros desempenham uma função essencial nos cuidados de saúde primários, um dos pilares para alcançar a cobertura universal de saúde. Juntamente com as parteiras, estabelecem uma ligação fundamental entre os indivíduos, as famílias, as comunidades e o sistema de saúde. Fornecem apoio em todo o ciclo de cuidados, desde a promoção da saúde, à prevenção, tratamento, convalescença e cuidados terminais.


Em Cabo Verde, os enfermeiros sempre desempenharam um papel fundamental no Sistema Nacional de Saúde, sobretudo logo após a independência, contribuindo de uma forma inestimável para a melhoria dos indicadores de saúde nas ilhas.

Atualmente o número de enfermeiros no sistema público de saúde ronda os 850 profissionais, reforçados agora nesta pandemia de covid19, com mais 170 novos integrantes. A classe de enfermagem em Cabo Verde tem sido valorizada com a implementação da carreira de enfermagem e a constituição da Comissão Instaladora da futura Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde.

Devemos redobrar os esforços para valorizar o papel dos enfermeiros e das parteiras na autonomização dos pacientes e das comunidades, na facilitação do trabalho de equipa pluridisciplinar e na prestação de cuidados holísticos.

Assim, o INSP (Instituto Nacional de Saúde Pública) dá a conhecer a efeméride, reconhecendo a importância do lema escolhido este ano para assinalar o dia mundial das Saúde e o papel dos enfermeiros no Sistema Nacional de Saúde.

Confira a mensagem da Diretora Geral da OMS AFRO  sobre o DIA MUNDIAL DE SAÚDE 2020, e o documento "La Situation Du Personnel Infirmier Dans Le Monde - 2020"

Fonte: INSP

Olhar Cabo Verde Portal de Informações sobre Cabo Verde. Aqui você conhece Cabo Verde e fica de olho em tudo o que acontece no arquipélago.

0 Comentário

Enviar um comentário

Iklan Atas Artikel

Iklan Tengah Artikel 1

Iklan Tengah Artikel 2

Iklan Bawah Artikel